Total de visualizações de página

sábado, 20 de julho de 2013

Papa chega ao Brasil nesta segunda; segurança preocupa




Missa celebrada pelo papa Francisco,   que marca oficialmente o início do seu   mandato petrino

Jornada Mundial da Juventude 2013

Em sua primeira viagem internacional, o papa Francisco chega ao Brasil na segunda-feira, 22, para participar, no Rio, da Jornada Mundial da Juventude, a segunda a ser realizada na América Latina. O papa também visitará a cidade de Aparecida, em São Paulo, no dia 24, onde rezará uma missa. A poucos dias da chegada do pontífice, cresceu a preocupação com a sua segurança.
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vê as manifestações nas ruas como a maior "fonte de ameaça" à visita do papa, tanto em São Paulo quanto no Rio. Para o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, "a principal segurança do papa é o entusiasmo, a tradição de paz e de fraternidade do povo brasileiro".
O esquema do Ministério da Defesa para a visita do papa é grande: 10.266 militares estarão envolvidos na operação. Outros 4 mil permanecerão em alerta, elevando o total para perto de 15 mil militares, cerca de 7 mil homens e mulheres das Forças Armadas a mais que o estimado há apenas três semanas. O custo é estimado em R$ 70 milhões.
Além dos compromissos oficiais da jornada –  a acolhida, a via-sacra, a vigília e a missa de envio –, Francisco terá encontro com adolescentes infratores de instituições do Rio, visitará uma favela pacificada, ouvirá dependentes químicos, além de reunir-se com a presidente Dilma Rousseff.
 No Brasil,  o papa Francisco vai cobrar da classe política que deixe de "oprimir" o povo por "interesses egoístas" e assuma suas "responsabilidades" por criar uma "sociedade justa", segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
As preocupações do papa com ações concretas e com problemas sociais aparecem em diversas reflexões e orações do missal já feitas para a viagem ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário